fbpx

Por que contratar um arquiteto?

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pocket
Arquiteta Helga Werner decorando nicho de uma armário de um home office

Alguma vez você já se perguntou: por que contratar um arquiteto ao se deparar com algum desses momentos:

  • Fazer a sua reforma
  • Realizar um projeto de interiores 
  • Escolher os móveis para sua casa 
  • Comprar um imóvel com a certeza de fazer um bom negócio
  • Construir a casa dos seus sonhos
  • Melhorar o seu negócio

Continue comigo até o final desse conteúdo que vou te mostrar vários exemplos, repletos de motivos que vão responder a grande dúvida: vale a pena contratar um arquiteto?

Qual o papel do arquiteto?

O papel do arquiteto é interpretar todas as necessidades, sonhos e possibilidades do seu cliente para viabilizar as melhores soluções – tanto na fase de projeto quanto na fase de execução. Seja para uma reforma, para a escolha de um imóvel ou para construir algo do zero. Sempre digo que é uma longa jornada juntos, então é preciso também se firmar uma relação de confiança e empatia.

Algumas etapas do trabalho de um arquiteto:

  • Conhecimento do cliente: seus desejos, seus recursos e suas necessidades. Para isso é fundamental a elaboração de um briefing bem completo. Com todas as informações é possível apresentar um projeto muito assertivo.
  • Período de elaboração do projeto. O constante contato com o cliente ainda permite sanar algumas dúvidas que podem surgir no decorrer da concepção do projeto.
  • Apresentação da proposta com plantas humanizadas para esclarecimento de leiaute e medidas de ambientes, mobiliário e circulação. Também nesta fase são apresentadas perspectivas em 3D para uma visualização o mais realística possível de como será o resultado final.
  • Após ajustes e aprovação é elaborado o projeto executivo, com todas as informações e detalhamento técnico necessários para a execução do projeto.
  • Se contratada a assessoria para o acompanhamento de obra, ainda há a etapa de acompanhamento para a escolha dos materiais, indicação dos prestadores de serviço, elaboração de cronograma, orçamentos, fiscalização e responsabilidade pelos serviços executados, até sua finalização.

Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel.”

CAU/BR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

Por que contratar um arquiteto para projeto de interiores?

Se o seu objetivo é mobiliar um imóvel, seja casa, apartamento ou escritório, com um projeto de interiores um arquiteto poderá dar personalidade a esses espaços. Não a personalidade da loja de móveis, mas a sua! Não é somente por ter uma decoração exclusiva, mas por ter um ambiente pensado no sentido mais amplo, desde a funcionalidade até o conforto e aconchego.

A loja de móveis nunca te viu, não conhece sua casa, seu gosto, nem sua rotina. Com a orientação de um arquiteto é possível otimizar essa busca e adquirir o que realmente fará sentido pra você. E isso ainda estará embasado com um projeto de iluminação, escolha de revestimentos, cores e acabamentos que farão todo o conjunto ser harmonioso.

Pensar nesse contexto como um todo evita aqueles famosos erros de comprar algo que não coube, não ficou legal, não combinou.

Um projeto de Interiores também se aplica a imóveis alugados: Imóvel alugado: 10 dicas de decoração práticas e cheias de personalidade.

Por que contratar um arquiteto para reformar residência ou espaço comercial?

O principal medo de uma reforma é não saber onde ela vai parar e quanto vai custar! Pode haver sim muitos imprevistos. Mas um projeto bem elaborado conseguirá levantar todas as intervenções necessárias, diminuindo muito a margem para surpresas que possam gerar mais custo e demandar mais tempo.

O ideal antes de iniciar qualquer reforma é ter um planejamento. E as coisas estão muito atreladas. Não adianta, por exemplo, reformar a cozinha e não ter um projeto de interiores onde saibamos exatamente onde ficarão os pontos de água e esgoto, as tomadas e a melhor iluminação. Sem falar dos revestimentos. Eles podem estar somente em locais estratégicos e devem ser escolhidos levando em conta todo o restante do ambiente. Assim sua beleza será potencializada e valerá o investimento. Um arquiteto pode e deve estar presente desde o início dessa jornada. Assim poderá projetar e compatibilizar todas as instalações.

E para quem tem um espaço comercial, como uma clínica que não pode parar o atendimento, uma academia de ginástica que não pode fechar: com um projeto bem planejado e repleto de boas ideias e soluções, é possível reformar e personalizar  sem comprometer totalmente o ritmo de trabalho.

E, se mesmo assim, for previsto que o custo ultrapassará o orçamento disponível, é possível organizar a reforma em etapas. Dessa forma, o resultado final não será comprometido pelas intervenções feitas em cada fase.

Confira também: Apartamento do Zero: 7 dicas para uma reforma sem dor de cabeça

Por que contratar um arquiteto para comprar um imóvel?

Um corretor de imóveis sabe quanto você pode investir (ou deveria saber) e te apresentará os inúmeros imóveis disponíveis no mercado com as características mais próximas ao que você citou: localização, número de cômodos, vagas de garagem. Um arquiteto saberá te dizer se esse imóvel atenderá de fato suas necessidades:

  • dimensões dos quartos;
  • leiaute da sala (cabe o piano? cabe o sofá?, etc.);
  • possibilidades de renovação dos espaços;
  • viabilidade de integração de ambientes (pode quebrar parede?);
  • melhorar a iluminação;
  • apontar prós e contras na infra-estrutura. Por exemplo: se não tem pontos para ar-condicionado e exaustão para coifa, será que é possível instalar esses equipamentos depois? Está disposto a pagar mais por essa reforma e investimento?

Por que contratar um arquiteto para construir?

Posso citar uma infinidade de variáveis que um bom arquiteto leva em consideração para elaborar um projeto arquitetônico: o contexto urbano, a insolação e ventilação natural, a acessibilidade, a eficiência energética, o dimensionamento correto dos ambientes de acordo com a finalidade de cada um… Reparou que ainda não falei em estética e funcionalidade? Então veja que não se trata de apenas um desenho qualquer. Você deixaria algum desses itens de fora ao projetar sua casa?

E, por fim, um arquiteto bem informado ainda poderá dar muitas sugestões com as novidades do mercado para que seu novo imóvel já não comece ultrapassado!

Então, depois de ter lido todas essas vantagens, eu te pergunto: quanto vale uma reforma sem dor de cabeça? E a construção da casa dos sonhos bem planejada? E comprar um imóvel sem surpresas desagradáveis na hora de se mudar?

Ter um arquiteto como seu aliado para te dar segurança na realização do seu sonho é o melhor investimento que poderia fazer quando pensar em reformar, decorar, construir ou comprar um imóvel.

Espero que tenha gostado! Mas se ainda tiver dúvidas, entre em contato comigo pelo WhatsApp: 41 98402-0797 ou e-mail: helga@helgawerner.com.br. Atendo em Curitiba e com projetos remotos em todo o Brasil.

Beijo! Até a próxima!

Helga Werner

Deixe seu recado!

Helga Werner

Helga Werner

Arquiteta há mais de 16 anos em Curitiba. Em cada projeto traduzo o modo de viver dos meus clientes, sem abrir mão da estética, conforto e funcionalidade. 
#arquitetura #interiores #reformas

Posts recentes

Assine Nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos e novidades por e-mail! Não somos a favor de spam.