Hoje estou aqui pra falar sobre decoração de um imóvel alugado. Morar de aluguel é uma tendência que só cresce, pois o investimento num imóvel novo nem sempre é mais vantajoso financeiramente. Além da possibilidade de não ficar tão preso ao mesmo endereço durante tanto tempo, ter mobilidade facilitada pode ser um pré-requisito para muitas profissões ou mesmo estilo de vida.
Fui contratada por um casal que há alguns anos mora num apartamento alugado e resolveu mudar o visual, personalizar, dar a sua cara. A ideia era não ficar tão preso a um apartamento com paredes brancas, móveis antigos e iluminação precária.
E como investir num imóvel que não é seu? Como fazer isso valer a pena? Bem, as intervenções que foram propostas são fáceis de executar, não requerem reformas drásticas e deram ao apartamento um novo estilo, com a personalidade dos moradores.
Confira 10 entre as inúmeras propostas que usamos nesse projeto e que podem se transformar em dicas pra você:
1- Pinceladas de cor
Pintamos as paredes de acordo com uma proposta personalizada – algo fácil, rápido e barato. Como será necessário pintar o apartamento na hora de entregar, não é preciso passar todo o tempo morando nele com as paredes inteiramente brancas.
2- Almofadas
Fizemos uma seleção de almofadas para renovar a sala, porém, mantendo o mesmo sofá.
3- Quadros e gravuras
Indicamos quadros e gravuras que além de decorar e dar personalidade, são itens que poderão levar pra onde forem.
4- Iluminação de teto
Pra melhorar a iluminação, optamos pela instalação de trilhos eletrificados com spots direcionáveis – dessa forma não precisamos rebaixar o forro com gesso pra instalar spots embutidos, pois geralmente os apartamentos tem apenas um ponto de luz em cada cômodo. Indicamos lâmpadas com temperatura de cor adequada para que o efeito traga conforto e valorização aos ambientes.
5- Móveis soltos
Investimos em móveis soltos: rack para TV, balcão para buffet, armário para o quarto, mesas para home-office, mesa de jantar, cadeiras e prateleiras. Todos esses são itens que também podem ser levados se o morador mudar de endereço.
6- Abajures e luminárias de piso
Abajures e luminárias de piso também foram um excelente recurso para criar cenários com uma iluminação aconchegante e funcional.
7- Plantas
Utilizamos plantas em vasos adequadas para áreas internas. As plantas trazem bem-estar e nos reconectam com a natureza.
8- Muro do terraço
No muro do terraço, além da pintura, instalamos jardineiras com várias plantas pendentes, dando ideia de jardim vertical. A mesa de home-office da moradora ficou especialmente voltada para este muro, já que agora ele se tornou um belo ponto focal.
9- Home office
E falando em home-office, ele foi planejado de forma que não pareça provisório. É um ambiente que foi integrado à sala e pensado também para atendimento com vídeo-chamada. Por isso instalamos algumas prateleiras na parede atrás da cadeira, para livros e objetos decorativos. Suspendemos as prateleiras com corda de sisal, algo simples mas muito charmoso.
10- Reforma cozinha
E também fizemos um projeto propondo uma reestruturação da cozinha, que está super antiga e danificada. Com esse projeto conseguimos levantar os custos de sua execução para negociar com o proprietário do apartamento sua participação no investimento. Bom para os moradores e bom para o locatário, pois será uma benfeitoria que agregará muito valor ao seu imóvel.
O apartamento está quase pronto e os moradores super felizes! Melhorou a sensação de pertencimento ao lugar, de refúgio e acolhimento que toda casa deve ter.
Espero que tenha gostado.
Até a próxima! Beijo, tchau!