Já faz um tempo, publiquei um conteúdo chamado APARTAMENTO DO ZERO. Nele mostrei quais os primeiros passos para as instalações e acabamentos que podem evitar equívocos nas decisões e nas etapas da execução.
Hoje falarei de uma situação um pouco diferente: um apartamento na planta ou ainda na fase de construção. É muito comum adquirir um apartamento nessa etapa pelas condições especiais de negociação e também pela maior chance de escolher o andar, o lado de melhor incidência solar, a melhor vista.
E sabe o que pode ser mais vantajoso ainda nessa situação? Personalizar o imóvel! Ao comprar ainda na planta muitas construtoras são flexíveis para adequar inúmeros itens de acordo com a necessidade e o perfil dos futuros moradores.
Então ao invés de fazer como no apartamento do zero, onde vamos retirar os tampos e cubas dos banheiros, trocar o piso da cozinha e rasgar as paredes pra fazer infra-estrutura de ar-condicionado, no apartamento na planta nada disso precisará ser removido após pegar as chaves.

Nesse apartamento duplex onde desenvolvi o projeto, tivemos tempo de prever intervenções que evitarão futuros gastos, sem contar no prazo bem menor que vamos precisar pra deixá-lo pronto pra morar. Vou te mostrar 7 exemplos e no final você ainda confere o vídeo comigo na obra!
1- NICHO NO BANHEIRO
Nos banheiros inserimos nichos para xampu na parede de alvenaria dentro do box. Vamos deixar na largura total da parede onde for possível (onde não temos pilares e nem encanamento). Pessoalmente adoro essa opção com o nicho bem grande.
2- PROJETO DO FORRO DE GESSO
O teto viria rebaixado em gesso, mas com um desenho todo reto, passando por baixo de um ralo, o que deixaria todo o pé-direito muito baixo. A construtora topou seguir nosso projeto cobrando apenas a diferença pelos detalhes que iremos incluir. Assim teremos mais chance de aumentar a altura do pé-direito e fazer um projeto luminotécnico em sintonia tanto com o leiaute do mobiliário quanto com o desenho do forro.
3- PROJETO LUMINOTÉCNICO
Normalmente recebemos os ambientes com apenas um ponto central e a partir dele precisamos derivar os circuitos. Isso é muito ruim quando já temos o forro de gesso pronto. Leva mais tempo e precisa de mais reparos no forro. Conseguiremos passar esses circuitos antes de executar o gesso. Economia de tempo e de dinheiro.
4- PORCELANATO PERSONALIZADO
O piso cerâmico seria feito apenas na cozinha. Mas como teremos ambientes integrados, conseguimos escolher um porcelanato para colocar na cozinha e na sala, sem ficar aparecendo aquela junção de pisos diferentes… ou sem precisar demolir o piso pra instalar o novo depois.
5- RODAPÉ
Também conseguimos escolher o rodapé. Receberíamos o apartamento com rodapé cerâmico. Trocamos por um de poliestireno: uma excelente opção para rodapé, pois parece madeira laqueada, porém não sofre danos com umidade e nem cupins.
6- ACABAMENTO DA ESCADA
A escada foi outro ponto fundamental: seria entregue com um mármore que não combinaria com a proposta do projeto de interiores. Vamos poder trocar por outra pedra – o custo será apenas pela diferença de material.
7- EXAUSTÃO DA COIFA
Como estamos em um apartamento de cobertura, ficou mais fácil viabilizar uma saída para exaustão da coifa da cozinha. Já poderemos deixar o duto preparado. Juntamente com a infra-estrutura de ar-condicionado, esse é um ponto que considero bem importante a ser verificado antes de adquirir um apartamento. Principalmente quando temos cozinha integrada com a sala e a eficiência da exaustão é fundamental.
Bem, citei aqui apenas 7 exemplos. Mas houve mais algumas situações que conseguimos negociar, como modelo de corrimão, nivelamento do piso da sacada para integrar com a sala, mudança do ponto de antena de TV no quarto…
Pra concluir, a melhor dica que eu poderia deixar aqui é que um projeto de interiores não deve ser deixado de lado e pensado somente a partir da obra concluída. Ele pode viabilizar uma grande economia se conseguir prever instalações e acabamentos que não precisarão ser modificados depois de pegar as chaves! Pode haver um custo adicional na personalização de um apartamento comprado na planta, mas nem se compara ao custo que teria depois pra alterar o que foi feito.
Espero que tenha gostado! Até a próxima!